Conceito de “justo valor”

A contabilidade deve refletir a realidade da empresa.

A correta análise financeira da empresa é que permite atempadamente detetar os riscos da empresa quanto à sua liquidez e solvência, ou seja, da sua capacidade em honrar os seus compromissos a tempo e horas.

O presente trabalho visa transmitir um conjunto de informações necessárias para esclarecer a relevância e a fiabilidade do justo valor tanto na contabilidade como na fiscalidade e na atual crise financeira.

 O presente trabalho foi elaborado por T. Andrade em 2015

 

CONTABILIDADE vs Insolvência

 

    

O presente trabalho visa transmitir um conjunto de informações necessárias para esclarecer a relevância e a fiabilidade do justo valor tanto na contabilidade como na fiscalidade e na atual crise financeira.

De facto, o justo valor é o único método que acompanha a evolução e a dinâmica do mercado.

  

Só assim a empresa é capaz de desenvolver medidas para ajudar na sua evolução, estipulando novas metas a atingir.

 

Slides: PPT “O Justo Valor” Tânia Andrade 2015

Um mercado como o atual, cada vez mais competitivo, onde a informação é utilizada como ferramenta de planeamento e controlo financeiro, leva as entidades a uma valorização baseada em preços e a adotar estratégias de modo a sobressair nesse mercado. Servindo assim como apoio à tomada de decisões a longo e curto prazo, é fundamental para a sobrevivência da empresa fornecer uma informação objetiva, relevante e fiável da sua posição financeira, bem como saber dar uso aos instrumentos de que dispõe para o desenvolvimento da sua atividade.

 

Paper: O-Justo-Valor-Texto

 

   

 

Portanto, neste trabalho o justo valor será caraterizado e enquadrado de acordo com o normativo contabilístico em vigor (SNC). Procedeu-se a uma breve comparação entre o justo valor e o custo histórico e analisou-se também o comportamento do justo valor nas diferentes classes de ativos.

A informação financeira só é útil quando possuir um conjunto de caraterísticas qualitativas. As demonstrações financeiras devem obedecer a estas caraterísticas para proporcionar informação útil à tomada de decisões económicas de um vasto leque de utilizadores.

 

O presente trabalho foi elaborado por T. Andrade em 2015


 

CONTABILIDADE vs Insolvência

    

Clique neste botão para voltar ao princípio

 

Interessante? Partilhe!

Facebook Twitter Linkedin