A palavra “accountability” pode ser rápida e simplificadamente traduzida por “responsabilização”. No entanto, na literatura atual significa mais do que isso, pelo que neste estudo optámos por usar a palavra na sua forma e origem anglo-saxónica. Deste modo, a sua utilização em inglês contextualiza-nos automaticamente neste vasto tema.
As instituições emergentes dos Acordos de Bretton Woods são os faróis que nos guiam neste vasto oceano de trabalhos sobre este tema. Quer o FMI quer o Banco Mundial patrocinam centenas de artigos e trabalhos dedicados à accountability. De facto, estas instituições só conseguem operar num país depois de claramente serem definidas as diversas etapas e os responsáveis pela acountability dos bancos locais.
O seguinte trabalho pretende ser um ponto de partida para um estudo mais aprofundado do tema.
Paper: Trabalho sobre accountability
Slides: GOv-Sociedades MCFE-CGE Apresentação-JPMO 2015-V00 PPT
Apresentação do tema accountability:
Recentemente a União Europeia e os EUA retomaram uma redobrada necessidade de accountability dos parcos recursos da União para fazer face às dificuldades económicas e às emergências em torno da Europa.
De igual modo as empresas, apesar de privadas, necessitam de criar mecanismos de accountability para poderem crescer para além do fundador e visionário que a partir de certa dimensão não consegue tudo controlar. Neste sentido, o crescimento sustentável de uma empresa e a sua independência dos fundadores, dos “grandes timoneiros” e dos “heróis solitários”, depende da criação de mecanismos de accountability.
Para saber mais sobre responsabilização, consulte também os seguintes posts:
Para saber mais sobre fraudes contabilísticas
Para saber mais sobre manipulação de resultados contabilísticos
Para saber mais sobre contabilidade criativa
Para saber mais sobre “Impression Management”
Para saber mais sobre Contabilidade Forense
João PM de Oliveira, Consultor
Estratégias na R€-estruturação de Passivos